PROJETO
CHAPEUZINHO VERMELHO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLrtl-s6PBaz8pG-__-J6kCIsWt2vYA58njS7T4miKLyJLjGsr9a8A-DcmG0mfeEpe1w4fmBumBBhyphenhyphen4_i-QfXfRWhM8fLbneBuEYv_aC308NcyN0Lobl6DtuRRMmxx-87GvLKwKpwZdsY/s1600/chapeuzinho-vermelho-1.jpg)
Introdução
A presença regular de situações em que o professor lê livros de literatura para a turma é recomendável por uma série de motivos. Ao ter contato com essas obras, a criança pode apreciar a leitura; aproximar-se da linguagem desses textos; reconhecer características do portador; inteirar-se sobre o autor e identificar-se com personagens, além de construir critérios pessoais de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.
Justificativa
O
trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica
e mais próxima da realidade
dos
alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita
Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita
Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura
Tempo
de duração
08/10
á 10/10/2012
Objetivo:
- Despertar o prazer em ouvir histórias e apreciá-las.
- Estimular a criatividade e imaginação.
- Recuperar as histórias da primeira infância.
- Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.
- Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa.
- Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar.
• Explorar
a linguagem oral e escrita.
Desenvolvimento
1)
Apresentação do livro: capa, material, título, editora,
ilustrações.
2)
Ler a história toda e mostrar as figuras;
3)Assistir
filme,
4)
Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os
personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde?
Quando?);
5)Contar
diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação
(Chapeuzinho Amarelo, Chapeuzinho azul, Chapeuzinho vermelho de
raiva, Chapeuzinho moderno etc)
6)
Atividades orais e/ou escritas tais como:
• Escrita
de palavras com letras móveis
• Caça-personagens
• Cruzadinha
• Você
já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu,
conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
• Escreva
um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não
estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
Sugestões
de atividades do projeto:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7nUdeEVDkYB6IYIWY2cANlpkxHKDcuBUwIicCzSphd_FgN2kQSen1s7hZ7_YMsgTjzja-mX3cK5fUQ0qbJ22WwjuIQqi8FRyMU7cdpKVlkmhUf1xSJbMaoT6xWPB3VcS2-m4u8LVvlCM/s1600/conto+chapeuzinho+vermelho.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVtC_5XsTrQ5i2CgfdbSkfjcjRYFV9YsWb_86bIiUOwvV66F20yjkF2onqtL897U1zUlazEHjFbZV_h33wEEfdE9XTzuVKdg-pUqzbpRqAglrqonakfsTPLWkZSp2bhv_2gAPy5-HFqo8/s1600/conto+chapeuzinho+continuação.jpg)
CRUZADINHA
a)
CHAPEUZINHO FOI LEVAR DOCES PARA A
...................................
b)
CHAPEUZINHO VERMELHO FOI PELO CAMINHO DO BOSQUE PARA
PEGAR.................................
c)
CHAPEUZINHO VERMELHO ENCONTROU NO BOSQUE O ......................
d)
QUEM MATOU O LOBO MAU FOI
..................................................
FALANDO
SOBRE O CONTO:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8Hn2j3tNEwWcmCPMyOB5-j34FVB55dSzKP8kDagmP5QFrbel85yJz4QyW36M7DLZs_-oANxClrn35XyP5KcGkrrejwZEEhYWQTe_FqNCu7NIJuG0uFFXUoumCYh4S406oJEb8pQeJq2w/s400/atv.jpg)
OBSERVE AS FIGURAS E NUMERE DE ACORDO
COM A SEQUÊNCIA CORRETA DOS FATOS: CONTE DO SEU JEITO A HISTÓRIA
PARA UM COLEGA.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi17osq18m-8HnNqOn67tgdmGeKqr17YA3iLiqnbMUbKrhZIjY8g_KgBSY_tA83urvYxV6zb1Ac-UesdjorPv4Ed9Hs6J2LqbQwPDvs5KlknrisKfm76SmBfdtSNhb2hmFecJTWC5n-ef9E/s400/CHA+001.jpg)
Materiais:
Assistir
filme no youtube
CD
da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Diversos
(sulfite, lápis de cor, giz de cera...)
Conclusão
Os
alunos gostaram muito das atividade , compreenderam de forma clara
qual era o objetivo dela,ficaram maravilhados com quanta coisa que
descobriram .
Quando
o próprio aluno cria, faz, age decidindo o que melhor soluciona seu
problema, torna-se um sujeito ativo de sua ap rendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário