Projetos

-->
PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO




Introdução

A presença regular de situações em que o professor lê livros de literatura para a turma é recomendável por uma série de motivos. Ao ter contato com essas obras, a criança pode apreciar a leitura; aproximar-se da linguagem desses textos; reconhecer características do portador; inteirar-se sobre o autor e identificar-se com personagens, além de construir critérios pessoais de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.
Justificativa
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita

Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura

Tempo de duração
08/10 á 10/10/2012

Objetivo:

  • Despertar o prazer em ouvir histórias e apreciá-las.
  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Recuperar as histórias da primeira infância.
  • Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.
  • Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa.
  • Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar.
• Explorar a linguagem oral e escrita.


Desenvolvimento

1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.

2) Ler a história toda e mostrar as figuras;

3)Assistir filme,

4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);

5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação (Chapeuzinho Amarelo, Chapeuzinho azul, Chapeuzinho vermelho de raiva, Chapeuzinho moderno etc)

6) Atividades orais e/ou escritas tais como:

• Escrita de palavras com letras móveis

• Caça-personagens

• Cruzadinha

• Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.

• Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
 
Sugestões de atividades do projeto:
















CRUZADINHA

a) CHAPEUZINHO FOI LEVAR DOCES PARA A ...................................
b) CHAPEUZINHO VERMELHO FOI PELO CAMINHO DO BOSQUE PARA PEGAR.................................
c) CHAPEUZINHO VERMELHO ENCONTROU NO BOSQUE O ......................
d) QUEM MATOU O LOBO MAU FOI ..................................................



FALANDO SOBRE O CONTO:









QUAL DESSES ELEMENTOS NÃO FAZ PARTE DA HISTÓRIA?

OBSERVE AS FIGURAS E NUMERE DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA CORRETA DOS FATOS: CONTE DO SEU JEITO A HISTÓRIA PARA UM COLEGA.




Materiais:
Assistir filme no youtube

CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;

Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera...)




Conclusão
Os alunos gostaram muito das atividade , compreenderam de forma clara qual era o objetivo dela,ficaram maravilhados com quanta coisa que descobriram .
Quando o próprio aluno cria, faz, age decidindo o que melhor soluciona seu problema, torna-se um sujeito ativo de sua ap rendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário